
Rinoplastia
Também conhecida como plástica do nariz, a rinoplastia é um procedimento seguro e um dos mais procurados pelos brasileiros. Isso porque a cirurgia, quando realizada por um profissional de confiança, ajuda a trazer harmonia para a face, recuperando a autoestima do paciente e também promovendo melhoras funcionais na respiração.
​
O que é rinoplastia?
Um dos procedimentos mais procurados nos consultórios médicos, a cirurgia de rinoplastia visa harmonizar a estética facial e também traz benefícios funcionais para o paciente. O que ocorre porque a cirurgia do nariz, além de corrigir imperfeições no local, também é indicada para o tratamento de desvios do septo, auxiliando na respiração. Atualmente, as técnicas utilizadas estão cada vez mais modernas, o que garante resultados duradouros e satisfatórios. De maneira geral, desde que respeitadas todas as orientações pré e pós-operatórias, trata-se de um procedimento seguro e de rápida recuperação. A cirurgia no nariz, em si, leva cerca de 3-4 horas, sendo feita com anestesia geral. Uma vez que ocorra tudo bem durante o procedimento cirúrgico, o paciente receberá alta no dia seguinte a cirurgia. Após 7 dias já é possível retomar, aos poucos, às atividades cotidianas, com recuperação gradual durante as primeiras 4 semanas. Porém, cabe ressaltar que a escolha de um bom cirurgião é fundamental para que as expectativas do paciente sejam atendidas. O cirurgião plástico Dr. Augusto Pedretti atua em São Paulo, é especialista em rinoplastia e visa resgatar a autoestima dos seus pacientes, realçando a beleza individual de cada um.
​
Para quem é indicada a cirurgia do nariz?
​
Como explicamos anteriormente, a rinoplastia alia benefícios estéticos e funcionais, uma vez que o cirurgião plástico atua para melhorar a composição visual da face, enquanto preserva as funções respiratórias do nariz. Portanto, a sua indicação cirúrgica é bastante ampla, válida tanto para homens quanto para mulheres. Sendo assim, são considerados candidatos ideais à rinoplastia aqueles que desejam:
Melhorar e harmonizar a aparência da face
Corrigir dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais no nariz
Corrigir a giba osteocartilaginosa no dorso nasal,
Melhorar a projeção da ponta nasal
Afinar a ponta nasal
Melhorar o ângulo nasolabial
Afinar a base do nariz
Reduzir as asas nasais
Reduzir a base óssea
Reparar mudanças causadas pelo envelhecimento, tais como a ponta caída
Restaurar alterações estéticas causadas por doenças, deformidades adquiridas ou pós-traumáticas
​
Existe idade ideal para operar o nariz?
​
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) indica a cirurgia a partir dos 13 anos. Embora não haja consenso, o ideal é aguardar o desenvolvimento completo do nariz, o que poderá ser avaliado em consultório pelo especialista. A esmagadora maioria dos pacientes têm idade superior a 18 anos. Ademais, a maior procura é de pacientes entre 20 a 40 anos. Sendo assim, o ideal é sempre conversar com o médico para alinhar as expectativas de resultados.
​
Tipos de nariz e sua influência no resultado da cirurgia estética
​
Primeiramente, quando falamos de cirurgia plástica do nariz, é necessário lembrar que o objetivo é sempre proporcionar a harmonia da face. No Brasil, há dois tipos principais, sendo eles caucasiano e o afrodescendente. Cada um deles possui suas peculiaridades e precisa da avaliação do cirurgião plástico.
​
​
Quanto custa uma rinoplastia?
Assim como qualquer outra cirurgia plástica, o valor da rinoplastia é personalíssimo e depende de muitos fatores. Lembre-se de que o preço do procedimento inclui a internação hospitalar, honorários médicos e anestesia. Além disso, também são requisitados exames pré-operatórios, pagos à parte. Por isso, se você está em busca de realizar a sua tão sonhada rinoplastia, o ideal é agendar uma consulta com o Dr. Augusto Pedretti, para esclarecer todas as dúvidas e obter um orçamento personalizado.
​
Como é feita a cirurgia plástica do nariz?
​
Rinoplastia aberta ou exorrinoplastia, é a técnica preconizada pelo Dr. Augusto Pedretti. Nela, o cirurgião faz a incisão através da região entre as duas narinas, conhecida como columela. Isso é necessário, por exemplo, em casos complexos, onde é preciso ter grande visibilidade da área operada. É uma via bastante usada principalmente nas rinoplastias secundárias, corretivas e reconstrutivas. A pele é descolada e as estruturas internas são visualizadas diretamente e com um acesso bem mais amplo. A cicatriz resultante da incisão feita na columela costuma ficar extremamente discreta.
​
Cuidados pré-operatórios
Conforme explicamos anteriormente, mesmo que a rinoplastia seja uma cirurgia segura, o segredo do sucesso está na escolha do profissional e também no respeito pelos cuidados recomendados. Antes da cirurgia, o paciente deverá passar por consulta e exames prévios. Assim, o cirurgião plástico poderá, de fato, analisar todos os critérios necessários para a realização da rinoplastia. Na sequência, você confere algumas dicas do cirurgião plástico Dr. Augusto Pedretti para o período pré-operatório:
Respeite todas as orientações e realize os exames solicitados pelo médico;
Não deixe de sanar todas as suas dúvidas sobre cuidados pré e pós-operatórios durante as consultas que antecedem o procedimento;
Antes da realização da cirurgia, é fundamental que o paciente esteja em boas condições de saúde;
Desse modo, avise ao médico imediatamente a ocorrência de sintomas de infecções ou indisposição antes da sua rinoplastia;
Também é preciso interromper o uso de fumo, bebidas alcoólicas e medicamentos anticoagulantes antes da cirurgia no nariz:
Por fim, faça jejum absoluto de líquidos e sólidos nas 8 horas que antecedem a rinoplastia.
​
Quanto tempo demora a recuperação da rinoplastia?
​
De maneira simplificada, a recuperação ocorre gradualmente, começando logo após a cirurgia e com resultado completo após 1 ano. É comum que as primeiras 48 horas sejam mais difíceis, uma vez que a dor, inchaço e possibilidade de sangramento se fazem mais presentes. O repouso durante a primeira semana é fundamental para o processo de cicatrização. Contudo, após 7 dias, geralmente já é possível observar a melhora gradual, permitindo que o paciente retome com algumas atividades. É válido, ainda, ressaltar que a recuperação da rinoplastia ocorre aos poucos, pois enquanto reduz o inchaço, o nariz passa a exibir o novo aspecto. Para ver o resultado final da cirurgia plástica do nariz, é preciso aguardar cerca de 1 ano, período que leva para a recuperação total do procedimento. A partir daí, o nariz já assumiu a sua forma final.
​
Como funciona o pós-operatório da cirurgia no nariz?
​
Essa é, certamente, uma das principais preocupações de quem busca por uma rinoplastia. Isso porque muitos têm medo da dor ou do desconforto que podem surgir no período pós-operatório. Se for o seu caso, não se preocupe. Afinal, os avanços expressivos nas técnicas utilizadas, bem como o uso de medicamentos que controlam bem a dor, permitem uma recuperação bastante tranquila para o paciente. Ainda assim, para garantir o sucesso estético e funcional da rinoplastia, é indispensável que o paciente siga todos os cuidados pós operatórios indicados pelo médico.
​
Cuidados após a rinoplastia
​
Primeiramente, lembre-se de que as 48 horas após a cirurgia costumam ser mais delicadas, mas o desconforto logo passa:
Tenha cuidado máximo com o curativo (tala), que não deve ser molhado nem retirado sem o aval médico;
Nas primeiras semanas, é preciso proteger o nariz durante o sono para preservar a nova forma:
Evitar exposição solar. Sendo assim, siga sempre as orientações do cirurgião e, após a liberação, invista no protetor solar;
Lembre-se que a boa alimentação e hidratação corretas são aliadas do processo de cicatrização. Portanto, evite alimentos gordurosos e invista em boas fontes de vitaminas, minerais e proteínas que auxiliam na recuperação;
Você deverá evitar por completo as atividades físicas até a liberação médica, pois isso impacta diretamente na cicatrização interna e externa da cirurgia;
Por último, o resultado ocorre gradualmente, então saiba que a paciência e os cuidados são fundamentais no pós-operatório.